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Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle

 

Com a popularização da internet e a evolução da tecnologia da informação, instituições de ensino públicas e privadas estão oferecendo com muita frequência cursos a distância. Para que uma instituição possa atuar no regime a distância é preciso, dentre outras coisas, que ela possua um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), em outras palavras, a sala de aula virtual. A solução mais utilizada pelas instituições de ensino é o Moodle.

A escolha pelo Moodle se deve basicamente por dois fatores: a gratuidade e a filosofia colaborativa de desenvolvimento. Por ser um software livre, portanto gratuito, o Moodle sempre é bem visto como uma solução tecnológica para implantação de EaD. O custo de produção e manutenção de um software como esse seria inviável para a maioria das pequenas e médias instituições de ensino, logo, se o mercado oferece gratuitamente por que não usar? Mas será que o que é gratuito é bom? Nesse caso aqui a resposta é sim. O outro fator que promove o sucesso e qualidade do Moodle é a sua filosofia colaborativa de desenvolvimento que consiste na união de programadores de softwares de todo o mundo trabalhando para aperfeiçoar e adaptar as novidades tecnológicas a cada versão lançada.

Quando uma instituição de ensino escolhe o Moodle como seu ambiente virtual de aprendizagem, um equívoco que sempre acontece é pensar que pelo fato do software ser gratuito a instituição não terá custo para a implantação do EaD. Não existirá o custo de aquisição do software, mas terá custos de implantação se a instituição não tiver profissionais que dominam o Moodle. Nesse caso, os custos são de instalação, configuração e estilização do ambiente virtual de aprendizagem. Vale a pena lembrar que esses custos serão adicionados ao custo da locação (ou aquisição) de um servidor que hospedará o Moodle.

Depois do Moodle instalado, configurado e estilizado, caso a instituição de ensino não possua um profissional que domine a parte administrativa do Moodle (criação de cursos, inclusão de professores e alunos), ela ainda terá o custo de capacitar um funcionário ou contratar uma empresa para que realize esses processos do cotidiano de qualquer instituição de ensino.

A lista de custos que envolve a implantação do Moodle não deve ser compreendida como um impedimento para a adoção do software como ambiente virtual de aprendizagem, pois qualquer outra escolha terá praticamente os mesmos custos. O Moodle não é um produto fechado que automatiza todas as tarefas e processos num passe de mágica, ele é um produto que deve ser construído a cada dia através de implementações de processos e serviços que o universo escolar exige rotineiramente.

Postado por: Carlos Filho