Blog

Web Docente

 

Web Docente é um sistema de informação via internet desenvolvido pela Quimera Soluções Inteligentes que auxilia o professor em sua rotina cotidiana. O software pode ser dividido em cinco núcleos: gestão acadêmica, gestão de turmas, banco de dados de questões, atividades e compartilhamento de materiais.

A gestão acadêmica gerencia as instituições, as disciplinas e as turmas que o professor atua no seu dia a dia. Já a gestão de turmas organiza os alunos dentro das respectivas turmas e faz o controle de chamadas e de diário. O banco de dados de questões é um repositório para guardar as questões que o professor utiliza nas suas atividades, avalições e provas. Uma vez guardada as questões, o professor poderá reutilizar as questões em outras necessidades futuras. Uma forma de reaproveitar as questões é através do núcleo atividade. No Web Docente o professor pode gerar atividades para as turmas utilizando as questões guardadas no banco de questões. As atividades geradas pelo sistema são feitas em poucos cliques e são disponibilizadas num arquivo PDF para impressão de forma personalizada, ou seja, com os dados da turma, inclusive com os nomes dos alunos. Por fim, o compartilhamento de materiais consiste na troca de arquivos entre professor e alunos. O Web Docente permite o compartilhamento de arquivos sem o uso de correios eletrônicos, evitando assim problemas comuns de spam e invasão de privacidade.

Além de atuar nesses cinco núcleos, o Web Docente faz análise de aprendizagem individual e das turmas através das atividades trabalhadas pelo professor quando ele usa o sistema. Essa análise permite que o professor visualize de forma estruturada o desempenho dos alunos e do conteúdo que ele trabalha nas turmas.

Definitivamente o Web Docente é uma ferramenta que utiliza dos benefícios da tecnologia da informação para gerenciar de modo efetivo o seu cotidiano através de registros e compartilhamento de informações que até então o professor só possui em diários ou em sistemas privados das instituições de ensino.

Postado por: Carlos Filho